Lançamento do livro Dança e políticas públicas / Lanzamiento del libro Danza y políticas públicas

O livro Dança e políticas públicas: formação, criação, fomento e trabalho na dança em contextos ibero-americanos será lançado em formato digital e reúne pesquisas inéditas sobre o trabalho na dança e as políticas culturais e educacionais que impactam o setor em três países ibero-americanos: Brasil, Argentina e Portugal.
Organizada por Lúcia Matos (UFBA) e Alexandre Molina (UFU), no âmbito do Observatório Ibero-Americano de Políticas para a Dança (OIAPODAN), a obra conta com o prefácio do prof. Alexandre Barbalho (UECE). Em seus sete capítulos apresenta a contribuição de dezessete autores que apresentam análises críticas, diagnósticos e propostas concretas, resultantes de uma rede internacional de pesquisadores e instituições.
Mais do que uma coletânea acadêmica, o livro, publicado pela UFBA, articula dados, experiências locais e estratégias de resistência, oferecendo um panorama inédito e colaborativo sobre os desafios e possibilidades da dança como área de conhecimento, criação e atuação profissional.
Destinado a artistas, pesquisadores, educadores e gestores culturais, Dança e políticas públicas propõe uma escuta atenta dos territórios e a construção coletiva de políticas públicas mais éticas, plurais e transformadoras para o campo da dança na Ibero-América. Esta publicação conta com o apoio da CAPES - Código de Financiamento 001, Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (AUXPE) relativo ao Programa Move la America.
Título: Dança e políticas públicas: formação, criação, fomento e trabalho na dança em contextos ibero-americanos
Formato: e-book (acesso gratuito)
Organização: Lúcia Matos e Alexandre Molina – OIAPODAN
Quando? 05 de setembro de 2025, 14:30
Onde? Sala 9 da Escola de Dança da UFBA e pela Plataforma Zoom - https://encurtador.com.br/Q7zp8

El libro Danza y políticas públicas: formación, creación fomento y trabajo en la danza en contextos ibero-americanos será lanzado en formato digital. Reúne investigaciones inéditas sobre el trabajo en la danza y las políticas culturales y educacionales que impactan en el sector en tres países ibero-americanos: Brasil, Argentina y Portugal.
Organizada por Lúcia Matos (UFBA) y Alexandre Molina (UFU), en el marco del Observatorio Ibero-americando de Políticas para la Danza (OIAPODAN), la obra cuenta con un prefacio del Profesor Alexandre Barbalho (UECE). Sus siete capítulos contienen la contribución de diecisiete autores que presentan análisis críticos, diagnósticos y propuestas concretas, resultantes de una red internacional de investigadores e instituciones.
Más que de una compilación académica, este libro, publicado por la UFBA, articula datos, experiencias locales y estrategias de resistencia, ofreciendo un panorama inédito y colaborativo sobre los desafíos y posibilidades de la danza como área de conocimiento, creación y actuación profesional.
Destinado a artistas, investigadores, docentes y gestores culturales, Danza y políticas públicas propone una escucha atenta de los territorios y la construcción colectiva de políticas públicas más éticas, plurales y transformadoras para el campo de la danza en Ibero-América.
Esta publicación cuenta con el apoyo de CAPES – Código de financiamiento 001, Ayuda financiera a Proyecto educacional de Investigación (AUXPE) vinculado al Programa Move la America.
Título: Danza y políticas públicas: formación, creación, fomento y trabajo en la danza en contextos ibero-americanos.
Formato: e-book (acceso gratuito)
Organización: Lúcia Matos y Alexandre Molina – OIAPODAN
¿Cuándo? Viernes 5 de septiembre de 2025, 14:30hs
¿Dónde? Sala 9 de la Escola de Dança da UFBA y por la Plataforma Zoom - https://encurtador.com.br/Q7zp8
Más información
www.oiapodan.ufba.br | @oiapodan (Instagram) |
OIAPODAN DISPONIBILIZA PESQUISA ON-LINE



Você se formou em Dança entre 2013 e 2023 na UFBA, IFG, UFG, UFU, UFPEL ou UNICAMP? Então sua participação é essencial para a pesquisa internacional “As condições do trabalho na dança em países ibero-americanos”, realizada pelo OIAPODAN – Observatório Ibero-Americano de Políticas para a Dança.
Queremos entender como tem sido sua inserção no mundo do trabalho após a graduação e construir, com base nisso, um panorama real das trajetórias profissionais na dança no Brasil.
Participe respondendo ao formulário no link aqui.
O questionário estará disponível até 15/09/2025.
Sua participação fortalece a dança como área de conhecimento, trabalho e política pública!
Dúvidas? Escreva para:
Acesse a pesquisa de egressos de Dança até o dia 15/09/2025
Link: https://pesquisa.ufba.br/index.php/919345/lang-pt-BR
II Encontro de Pesquisadores do Observatório Ibero-Americano de Políticas para a Dança – OIAPODAN






OIAPODAN faz parte da Comissão Consultiva Ibero-Americana de Artes Cênicas 2025 do Programa IBERESCENA
No último dia 13 de março, o OIAPODAN, com a presença dos representantes Lúcia Matos e Alexandre Molina, participou da primeira reunião da Comissão Consultiva Ibero-Americana de Artes Cênicas 2025 do Programa IBERESCENA. A reunião teve como pauta a apresentação da equipe, das linhas de ação do IBERESCENA e das redes que fazem parte da Comissão. Além disso, cada rede indicou três questões-chave como temas essenciais das Artes Cênicas para serem postas em debate. Iremos compartilhar no site do OIAPODAN e neste perfil o andamento desse trabalho, ao mesmo tempo em que queremos dialogar com outros Observatórios e redes da dança que queiram contribuir para os trabalhos da Comissão Consultiva. Agradecemos à Noel Rosas pelo registro da imagem da reunião.

I Encontro dos Pesquisadores do Núcleo Brasil do OIAPODAN
Sala da Congregação da Escola de Dança da UFBA
Dia 4 de Outubro de 2024







Presidenta da FUNARTE recebe pesquisadores do OIAPODAN
Dia 16 de julho, os pesquisadores coordenadores do OIAPODAN, Lúcia Matos (PPGDança- UFBA) e Alexandre Molina (PPGAC - UFU), tiveram a oportunidade de apresentar os propósitos do Observatório à presidenta da FUNARTE, Maria Marighella, ao Diretor de Artes Cênicas, Rui Moreira, e a Coordenadora de Dança, Juliana Santos. Foi uma tarde de partilha sobre as políticas para a Dança. O OIAPODAN agradece por esse momento especial, na retomada da centralidade da cultura e das artes no nosso país. Fotos: FUNARTE.



