O que é o OIAPODAN
O Observatório Ibero-americano de Políticas para a Dança – OIAPODAN surge no contexto do Grupo de Pesquisa PROCEDA – Políticas, Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança (Escola de Dança- PPGDANÇA- UFBA), pertencente ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O OIAPODAN nasce do desejo de instituir uma ação colaborativa entre pesquisadores e instituições ibero-americanas interessados no monitoramento e análise das políticas para a dança, bem como na efetivação de investigações relacionadas a esse campo.
Proposto como uma rede de pesquisa interinstitucional e internacional, o OIAPODAN, neste momento de implementação, inicia suas atividades com a criação de mais dois Núcleos em países ibero-americanos, Argentina e Portugal, além do Brasil. Após o período de implementação, essa rede rizomática poderá ser ampliada e conectada a outros contextos, via acordos de colaboração com pesquisadores vinculados a centros de pesquisa e/ou universidades ibero-americanas.
No campo da dança, torna-se inovadora a constituição de um observatório, articulado como uma rede de pesquisa, a qual possibilitará a criação de fluxos entre as singularidades, proximidades, heterogeneidades e complexidades do campo da dança presentes nos países participantes. O lançamento do OIAPODAN ocorreu no dia 06 de novembro de 2023, de forma híbrida, contando com a participação de autoridades da UFBA e das pessoas pesquisadoras integrantes dos três núcleos a ele vinculados.